sexta-feira, 7 de março de 2008

Fm 2008: Football Manager 2008

Jogabilidade

O Football Manager 2008 é um dos jogos com jogabilidade mais viciante e mais bem concebida, permitindo horas de prazer a fãs de futebol por todo o mundo. Permite gerir um clube como se fosse o seu treinador, mas também algumas acções típicas dos presidentes como por exemplo, contratar e vender jogadores a partir de um vasto e interactivo mercado de transferências. O objectivo é passar os dias através de um botão rápido até aos dias dos jogos, recebendo sempre que necessário notícias e outros na mailbox. O jogo permitir-lhe-á controlar as tácticas da equipa, gerir o o plantel, interagir com outros treinadores através da Imprensa ou de recadinhos pessoais e ainda outras pequenas acções que contribuem como um todo para o sucesso obtido pelo jogo.

 
Motor de Jogo

O motor de jogo clássico de Football Manager também se aplica nesta última edição; trata-se de uma simples visualização a partir de diversos ângulos adaptáveis de um campo de futebol e dos jogadores em formato mínimo. Estes últimos, por exemplo, tratam-se de simples bolinhas coloridas. Contudo, a fluidez de jogo, a rapidez dos movimentos dos jogadores, o reconhecimento imediato com um verdadeiro jogo de futebol e as diversas opções laterais e pormenores enriquicedores como a visualização do banco ou os movimentos dos árbitros tornam bastante interactivo e divertido assistir a um jogo de FM 08.

 
Ligas Disponíveis

O universo de Football Manager 2008 é bastante vasto e permite jogar em todos os cinco continentes, em inúmeras ligas. Encontrará aqui desde a Premiership de Inglaterra e da La Liga de Espanha até ligas remotas da Ásia, como a S-League de Singapura ou a liga da Austrália. Existem ainda alguns campeonatos completamente licensiados, como acontece na Espanha e na Holanda, onde poderá até encontrar fotografias de todos os elementos de todos os clubes. Encontrará também, obviamente, todas as ligas profissionais e semi-profissionais de Portugal e do Brasil, e várias selecções que poderá treinar no decurso ou no começo do jogo.

 
Números e Vendas

Actualmente o Football Manager é um dos jogos mais vendidos em todo o mundo para plataformas como o PC ou a Playstation, mas os seus números de vendas legais em nada se equiparam com a massa de adeptos e jogadores. O Football Manager 2008, por exemplo, vendeu cerca de 600 mil exemplares em todo o mundo mas calcula-se que existam cerca de 5 milhões de jogadores. Assim, 4 milhões e 400 mil jogadores da famosa série FM obteram o jogo de forma ilegal.